terça-feira, 23 de novembro de 2010

Elementos e Temperamentos

Descubra com qual elemento você tem maior afinidade e saiba como manter-se mais equilibrado.

Tipo Terra

Uma afinação com esse elemento indica que você está em contato com os sentidos físicos e com a realidade do aqui e agora do mundo material. Tende a confiar mais nos seus sentidos e no raciocínio prático do que nas inspirações, nas considerações teóricas ou nas intuições. Está sintonizado com o mundo das formas que os sentidos do mundo prático encaram como real; e a compreensão inata a respeito de como o mundo material funciona dá a você paciência e autodisciplina. Raramente é preciso dizer a você de que modo deve se adaptar ao mundo para ganhar a vida, como suprir as necessidades básicas, ou como deve persistir até que um objetivo seja alcançado. Todas essas qualidades vem naturalmente para você. Mas quando em desequilíbrio haverá um comportamento excessivamente materialista; descuidando-se de tudo que se encontra além das aparências, como os sentimentos e as fantasias, por exemplo. Outra manifestação típica desse desequilíbrio é o total desinteresse por questões práticas da existência.
Para estar sempre em equilíbrio use as atividades que chamem a atenção sobre o próprio corpo, como o Tai-chi-chuan e as massagens; a manipulação de elementos telúricos como a madeira, a cerâmica, os vegetais, o barro etc..

Tipo Água

Se você tem uma afinação maior com o elemento Água, você percebe, desde o nascimento, que vários fatores intangíveis desempenham uma papel na sua vida, muito maior do que aquele que geralmente se acredita. Está em contato com os próprios sentimentos, em sintonia com nuanças e sutilizas que muitos outros sequer percebem. O elemento Água representa o reino da emoção profunda e das reações de sentimento, indo desde paixões compulsivas e temores irresistíveis, até a aceitação e um amor que abrange toda a criação. Uma vez que, por sua própria natureza, os sentimentos são parcialmente inconscientes, você, simultaneamente, tem percepção do poder da mente que o motiva realmente. Quando está sintonizado, com consciência total, com as dimensões mais profundas da vida, é mais intuitivo e psiquicamente sensível. Nesse caso, está em contato com a unidade de toda a criação e é capaz de ajudar os outros por meio de uma reação empática aos sentimentos dos seus semelhantes. Quando, porém, não tem consciência plena dos seus próprios sentimentos, vê-se instigado por desejos compulsivos, por temores irracionais e por uma exagerada sensibilidade à mais leve ameaça.
Quando em desequilíbrio, as consequências mais evidentes tem relação com a emotividade. Tanto pode ser uma absoluta incapacidade de expressar afeto, quanto uma focalização obcessiva nas experiências sentimentais. O desequilíbrio por falta ou excesso nas funções humanas relativas ao elemento Água pode causar muitos problemas: romantismo exagerado, fazendo com que você perca totalmente a noção da realidade; desejos compulsivos, possessividade, ciúme doentio; negação dos sentimentos; submissão aos desejos de qualquer pessoa; medos irracionais; fuga da realidade; problemas renais, digestivos, epidérmicos, nervosos. Esses problemas invariavelmente acabam perturbando todas as outras funções energéticas, até ser finalmente somatizado.
Todas as atividades que envolvem a água, especialmente a natação e os banhos de mar, podem servir, se houver intenção prévia, para estabelecer um equilíbrio nas suas funções emocionais. As práticas artísticas, como pintura ou música, também podem ser bastante eficazes para reequilibrar essas energias.

Tipo Ar

O elemento Ar é a energia vital que tem sido relacionada com a respiração ou com aquilo que os iogues chamam de "prana". O domínio do ar é o mundo das idéias arquetípicas, que estão atrás do véu físico, da energia cósmica convertida em padrões de pensamentos específicos. Está associado às linhas geométricas de força que funcionam através da mente, à energia que modela os padrões das coisas que virão. Você focaliza suas energias em idéias específicas que ainda não se materializaram. Desse modo, embora seja frequentemente acusado de ser seguidor de sonhos sem valor prático, está desempenhando um papel na realização da criação, no nível social mais amplo, pois suas idéias podem, eventualmente, afetar a vida de muitas pessoas.
A ênfase sobre a teoria e sobre conceitos, na sua vida, leva à descoberta de um modo de expressão mais compatível na arte, nas palavras e no pensamento abstrato. É capaz de ter um ponto de vista imparcial a respeito da experiência imediata da vida cotidiana, o que lhe dá a possibilidade de ganhar objetividade e e perspectiva e de abordar racionalmente tudo o que faz. Esse desapaixonamento o habilita a trabalhar intensamente com as preocupações ou com as emoções dos outros. Pode apreciar objetivamente os pensamentos das outras pessoas, mesmo que não concorde com elas.
Se ficar muito envolvido com suas idéias e teorias abstratas, pode ficar mentalmente desequilibrado e dado a todos os tipos de excentricidades e fanatismos.
Quando essa energia está em desequilíbrio há um apego exagerado às idéias, esquecendo-se de colocá-las em prática. Falar exagerada e compulsivamente, sentir-se incapaz de expressar seus pensamentos; racionalismo excessivo, problemas respiratórios, circulatórios e nervosos.
Para equilibrar esse elemento você pode fazer exercícios respiratórios; leitura em voz alta; a prana ioga; ginástica aeróbica; a dança; tocar instrumentos de sopro.

Tipo Fogo

A função simbolizada pelo fogo, intuição, indica a possibilidade maior ou menor da pessoa perceber intuitivamente o que está ocorrendo à sua volta, sem necessidade de raciocinar logicamente ou fazer julgamento de valor.
Você é aberto apenas com quem conhece bem: em situações novas é tímido e reservado. O elemento fogo fortemente ativado costuma provocar problemas diferentes de relacionamento interpessoal, embora de outra ordem, dada a sua dificuldade de dizer o que você efetivamente necessita ou deseja: como você é intuitivo e "percebe" com facilidade o que os outros esperam ou precisam, acredita que os outros também "percebam" e fica a espera, então, de ter sua mente e coração "lidos".
Sem dúvida, apenas por isso, deve treinar-se a dizer mais vezes e mais claramente o que deseja e espera a cada momento, para diminuir suas chances de decepção e poder verificar efetivamente se o outro não atendeu às suas expectativas mesmo sabendo que era desejado... Pode ser que não o tenha feito apenas por não saber, já que não foi dito!
Uma acentuação no elemento Fogo indica também uma pessoa marcadamente idealista, que se decepciona facilmente com as pessoas que a rodeiam(dadas as suas expectativas irreais, tantas vezes mantidas) ao mesmo tempo em que tem dificuldade em mesclar corporalidade e afeto.
Sob o aspecto negativo do Fogo, você pode ser excessivamente impulsivo, falando ou agindo antes de pensar. O elemento ígneo tende a ser tenso, hiperativo, dominador e crítico, algumas vezes discordando ou criticando antes de considerar as intenções dos outros. Quando o aspecto Fogo se expressa negativamente, você se envolve com frequencia numa viagem de poder, querendo fazer qualquer coisa para ser a estrela do show. Nesses casos, suas chamas causam constantes perturbações.
Quando o lado ígneo atua construtivamente, você poderá atuar como um líder dinâmico, um pioneiro corajoso e um trabalhador destemido, capaz de tomar rapidamente decisões necessárias e ir em frente. A energia do fogo é decisiva, porém dócil; explosiva, mas não destrutiva; rápida, e contudo, paciente com os que são mais lentos ou que possuem opiniões diferentes. Mesmo com sua forte orientação, a energia construtiva do Fogo expressa apreciação e consideração pelas outras pessoas. Emana o valor pessoal sem parecer superior ou imponente.
Quando esse elemento está em desequilíbrio há falta de entusiasmo e iniciativa; além de tendências violentas ou passivas em excesso. Vaidade e prepotência; falta de tato; impaciência.
Para equilibrar essa energia pratique uma atividade intensa(musculação, por exemplo); banhos de sol; trabalho sobre metais; artes marciais.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!