terça-feira, 30 de novembro de 2010

YIN E YANG

O símbolo ao lado já é bastante conhecido pela maioria das pessoas. Ele simboliza o Yin e o Yang e estão contidos no Tao, princípio básico de todo o Universo. 
Toda a Medicina Tradicional Chinesa está baseada na existência da energia cósmica no corpo. 
Na verdade Yin e Yang são a mesma energia, porém representam aspectos diferentes dessa energia. Cada um deles transporta parte do outro em seu fluxo. Assim como nada é totalmente positivo ou negativo, não existe o verdadeiro branco ou preto, bom ou mal, etc...
A energia Yin eleva-se da terra e cria a energia Yang. A energia Yang desce do céu e penetra na terra, recriando, por sua vez, a energia Yin.
Quando as energias Yin e Yang estão em equilíbrio, o organismo está em estado de fluxo completo. Quando se quebra o equilíbrio - quando um ou outro fica com seu fluxo bloqueado, em excesso ou irregular - segue-se a doença e mesmo a morte.
Yin e Yang são as forças da vida que criam todas as coisas; elas não estão contidas simplesmente nestas coisas. Esta força vital funciona como uma unidade do corpo, aquela que está em harmonia ou desarmonia consigo mesma, com seu ambiente e com todo o universo. A mente, o corpo e o espírito são inseparáveis.  A harmonia destes mundos é o fator essencial da saúde e do bem-estar de tudo aquilo que tem vida. Uma vez que alguém perceba a significação completa desse conceito, pode compreender todos os aspectos da vida.
Não só a saúde e o caráter, mas todos os acontecimentos são determinados no universo pela preponderância do Yin e do Yang. O universo inteiro está submetido a pulsações opostas.

^j^   ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!