Carregando...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ARGILA MEDICINAL - GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA

A argila tem um poder de curar, muito grande. Os índios utilizam muito a argila como medicamento. Quando são picados por uma cobra venenosa ou ferroados por uma abelha ou vespa, põem argila úmida sobre o ferimento e o veneno sai, não incha e a dor é eliminada em poucos instantes. 
A argila medicinal refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará.
Pode-se usar a argila medicinal em uso interno e externo.
Ela serve para:
Inflamações do útero - cataplasma sobre o ventre se elimina a causa desse mal.
Úlceras e Gastrite - cataplasma sobre o ventre todos os dias durante algumas horas.
Eczemas - é preciso limpar o sangue. Aplicar uma camada de 2 cm de argila em cima, depois lavar com suco de limão ou chá de confrei. Tomar uma colherinha de argila com água em jejum. Polvilhar com pó bem fino de argila pura.
Erisipela - cataplasma fria de argila resolve.
Febres internas e externas - deve-se aplicar continuamente argila fria até a febre desaparecer.
Infecções - usar cataplasma de argila com carvão moído ou então malva branca ou babosa.
Prisão de Ventre - em uso interno, em algumas pessoas apenas, ela provoca prisão de ventre tomada em jejum. Tomando à noite isto é difícil de acontecer.
Doenças dos Nervos - a argila é o melhor calmante que existe para os nervos. Portanto caminhar descalço na terra ou grama molhada de manhã cedo é remédio especial.
Picadas Venenosas - a argila absorve os venenos das picadas de insetos. É preciso colocar já a argila úmida no local da picada e trocar frequentemente como faz o índio. Não se deve demorar, para que o veneno não se espalhe no sangue.
Cólicas dos Rins, Fígado e Vesícula - o cataplasma de argila ajuda porque a terra é o maior calmante de dores que se conhece.
Cortes e Feridas - argila evita infecções e absorve as impurezas dos cortes. Geralmente não fica cicatriz. Se for nos pés ou mãos, basta coloca-los dentro da argila numa bacia.
Acnes e Espinhas - passar um pouco de argila no rosto, deixar secar, depois esfregar com um limão cortado ao meio ou passar suco de limão. Também é bom tomar bastante suco de limão e um pouco de argila.
Verrugas - se curam aplicando frequentemente argila fria, cerca de 2 cm de grossura, e perseverar no tratamento que poderá demorar.
Enxaquecas - colocar argila fresca na nuca durante 2 horas mais ou menos.
Assaduras nas crianças - cura-se passando pó de argila.
Faringite e amigdalite - usar cataplasma grossa de argila no pescoço mais ou menos durante 2 horas. Depois fazer gargarejos com suco de limão puro.

Como usar a Argila Medicinal
Como Cataplasma
A Argila Medicinal deverá ser de boa procedência, pura, não importa a cor, sendo que a argila verde a mais fácil de manusear.
A Argila deve ser guardada em embalagens que não enferrugem ou oxide como é o caso do ferro, cobre e alumínio.
Ao usar, misturar água mineral e deixar em repouso um tempo até que a argila se desmanche por si.
Misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso.
Colocar em cima de um banco ou mesa panos dobrados e em cima destes uma fina camada de argila preparada, de 1/2 a 2 cm de espessura, não mais porque o barro precisa esquentar com o calor do corpo.
Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve e em seguida a argila por cima.
Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva.
Deixar pelo menos durante 1 hora este cataplasma de argila, mas se estivermos tratando de feridas internas, como por exemplo uma úlcera duodenal então é bom deixar durante mais tempo, 2, 3 ou 4 horas para fazer um melhor efeito, ou uma noite inteira. De manhã tomar um banho ou passar pano úmido para tirar. Se a argila estiver seca é porque tem febre interna ainda.

Importante
Só se coloca argila fria se a parte do corpo a ser tratada estiver quente, porque a argila tem que amornar com o calor do corpo. Se a parte do corpo estiver fria deve-se colocar argila morna aquecida ao sol ou em banho maria.
Se durante a aplicação a pessoa estiver com frio e não conseguir esquentar a argila, retirar o cataplasma.
Não usar mais de uma vez a mesma argila porque ela puxa impurezas do corpo e lavar bem o panos antes de usá-los novamente.
Perseverar, isto é, quando se começa o tratamento com argila não se deve interromper, mas sim continuar a fazer cada dia até estar completamente curado.
Não estranhe as reações que a argila pode provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadamente, comichões, úlceras que parecem aumentar e muda a cor da carne da ferida e a carne podre cai dando lugar à carne nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo com o organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. Devemos dosar as aplicações de acordo com a resistência do organismo doente, isto é, se provocar dor muito aguda, faça menos aplicações ou aplicações menos demoradas.
Não convém usar plástico ao redor da argila, porque impede a ventilação e esquenta muito a argila.
A água com a qual se mistura a argila deve ser pura, natural e pode ser substituída em certos casos por chás de plantas medicinais como confrei, alfafa, camomila etc...
O cataplasma de argila sobre o ventre deve atingir desde o peito até a virilha, é errado aplicar só do umbigo para baixo.
Sempre que fizer o cataplasma de argila cuide para que os pés estejam bem quentes.
O uso da argila medicinal não exclui tratamento médico adequado, é um complemento a mais para a manutenção da saúde.


Janice Angelotti
Terapeuta Floral


^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  

49 comentários:

  1. Muito bom saber como aplicar a argila no corpo. O que tenho dúvida é quanto à procedência da argila comprada no comércio em geral. Acho que é melhor obter a argila na natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí temos que ver onde você vai extrair essa argila, porque tem lugares muito contaminados também. O ideal é comprar em entrepostos naturalistas, ou até em farmácias homeopáticas, abraço!

      Excluir
  2. Quero muito usar argila, mas fico preocupada quanto a sua procedência. Você poderia indicar alguma marca ou fabricante que comercializa argila que seja de boa qualidade? Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana procure pela argila medicinal verde em casas naturalistas, é a mais indicada, beijo!

      Excluir
  3. Olá Ana, tem toda a razão de ter tal preocupação, não é qualquer argila que pode ser usada não. O ideal é que você compre a argila em entrepostos naturais e verifique se é de boa procedência. Dê preferência para a argila medicinal verde, e quando pedir peça argila medicinal, ok? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. To te seguindo...agora visita meu novíssimo blogspot e segue também o Movimento do Novo Pensamento ! Namaste !

    ResponderExcluir
  5. Tenho muitas dores nos pés gostava de saber se argila é bom para os pés e como se deve aplicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pode utilizar sim, basta fazer aplicação direto nos pés e deixar no mínimo de 20 minutos e no máximo 1 hora e depois descartar!

      Excluir
  6. Oi. Excelente publicação. Pode me indicar local no Rio de Janeiro para este tratamento, que sinto ser a solução dos "desafios" que tenho com meus médicos? Grata, e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecilia, infelizmente não conheço nenhum lugar no Rio de Janeiro, mas com certeza deve ter algum lugar bom por aí, espero que possa desfrutar desse tratamento que é excelente, beijo!

      Excluir
  7. Olá, Sou Terapeuta Naturista e Geoterapeuta, trabalho com as propriedades medicinais da argila. Forneço todas as cores de argila Medicinal e protocolos. Informações - no site - www.saudebeleza.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Janice !!

    Minha filha de 6 anos teve 2 crises convulsivas e foi internada para exames. Na ressonância foi descoberto q ela tem angioma (ou cavernoma), é uma má formação que, provavelmente, nasceu com ela e só agora se manifestou. Ela teve alta hospitalar hoje. O tratamento determinado pelo neurologista é que ela terá que tomar remédios anticonvulsivantes.Se esse tratamento não for eficaz o caso é cirúrgico.
    Gostaria de saber se eu posso aplicar na cabeça dela cataplasma de argila ou barro no local onde tem a lesão, sem prejudicar o efeito do medicamento.
    Peço que me ajude.
    Obrigada.
    Verônica.
    09/11/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica!

      Claro que pode usar a argila sim, ela ajudará no equilíbrio térmico de sua filha, e se levarmos em consideração que um equilíbrio térmico saudável elimina doenças, quem sabe poderemos até ter boas notícias. Vou ficar na torcida por você e sua filhinha, grande beijo!

      Excluir
  9. Olá Janice, me chamo Teresa Raquel eu tenho problema de miomas, tomei duas dozes de Zoladex 10,8 e tomo um fitoterápico chamado Leite de Janaguba não sei se você já ouviu falar, mas quero complementar usando a argila, gostaria de saber se o cataplasma de argila com o chá do cipó-milome conhecido como "jarrinha" se extrai os miomas, gostaria de saber com que tipo de terapeuta eu devo me tratar com a argila, e gostaria de saber como os miomas serão extráidos através desse cataplasma, gostaria também de saber a maneira correta de se usá-la, pois eu faço o cataplasma mas eu não sei se é correto a maneira como eu faço, também gostaria de saber se tenho que usar a bolsa térmica de água quente nos pés conforme recomendado pelo livro Saúde através do naturismo de Antônio Thomé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa Raquel!

      Não conheço esse cipó não, portanto não posso falar nada a respeito, mas com relação a argila acho que é perfeitamente indicado para o seu caso. Quando se faz uso da argila é sempre importante manter os pés bem quentes, não precisa chegar a ponto de colocar bolsa de água quente, uma boa meia resolve a questão.
      Procure um terapeuta naturista para dar todas as informações que precisa. Beijo!

      Excluir
  10. levei uma forte pancada no pé e ta infeccionado pode ser usado a argila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A argila medicinal é bem conhecida por ser antiinflamatória e antiinfeccioso, portanto pode fazer uso sim sem o menor problema. Se o local estiver aberto é recomendado colocar em cima do ferimento uma gaze bem fininha e por cima a argila, isso facilita na hora de retirar, abraço!

      Excluir
  11. ola!gostaria de saber se é prejudicial misturar:argila,gengibre e cebola para aplicar em qualquer parte do corpo.
    Muito obrigada,
    Ass:Luizete,salvador-ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luizete!

      Você pode misturar a cebola junto com a argila sim, principalmente quando se trata de trabalhar alguma parte inflamada. Quanto ao gengibre, desconheço seu efeito junto com a mesma. Abraço!

      Excluir
  12. Oi Janice, gostaria de saber se argila é boa pra inflamação nos ombros (bursite)? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argila medicinal é excelente para bursite sim!!! Abraço!

      Excluir
  13. gostaria de saber se posso aplicar argila para tratar irisipla?
    posso misturar argila com cebola?
    ja tem ferida aberta posso passar em cima da ferida?
    para umidecer a argila posso adicionar cha na forma liquida?
    qual seria os chas a serem usados?
    desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Ola!

    Pode usar argila medicinal sim para tratar Erisipela.
    Pode misturar a argila medicinal com o suco da cebola sim.
    Quando tem ferida aberta o ideal é colocar uma gaze bem fininha sobre a ferida, em cima dela colocar a argila numa boa consitência para que não cole na ferida, mas também que tenha uma certa aderência.
    Sim, pode adicionar chá na forma líquida.
    Para esse caso o melhor já seria a calêndula.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite, em primeiro lugar adorei sua matéria. Parabéns pelo blog!
    Mas então é o seguinte, minha mae está com uma infecção no tornozelo, e com ameaça de erisipela,, ainda está com o tornozelo vermelho,, e se fica em pé também fica muito inchada esta região do pé-tornozelo-joelho. Tenho aplicado algumas vezes a argila branca, gostaria de saber qual tipo e misturada a que chá seria melhor para este caso?
    Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!

    Obrigada! Eu aconselho mudar a argila, use a argila medicinal verde, gosto muito mais do efeito dela. Com relação ao chá, não tenho conhecimento de que tipo de chá poderia usar nesse caso. Só o tratamento com a argila já vai ajudar bastante, além da consulta com um médico especializado na área. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite gostaria de saber a cor da argilia que serve pra trata feridas abertas de useras varicosas

      Excluir
    2. Olá Adriano!

      Eu prefiro sempre a argila medicinal verde, lembrando sempre que em feridas abertas o recomendável é colocar uma gaze bem fininha entre a parte afetada e a argila. Abraço!

      Excluir
  17. qual a cor da argilia pra feridas useras varicosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano!

      Eu prefiro, para qualquer tipo de tratamento, a argila verde sempre! Abraço!

      Excluir
  18. Olá Janice,
    Tenho uma irmã com problemas de úlcera varicose em ambas as pernas. As indicações médicas não ajudaram muito as pernas estavam muito inflamadas com vermelhidão e rigidas...além de muito doloridas. Optamos por usar hidroterapia e argila com mastruz. A rigidez melhorou muito, mas ainda está vermelha e muito dolorida.
    O que me recomenda para ajudar neste processo? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone!

      Recomendo o uso contínuo da agila medicinal com o supote médico necessário, beijo!

      Excluir
  19. boa noite gostaria de saber se eu posso prepara a argila com cha de erva de bicho e aroera grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, não sei qual o tipo de problema portanto não tenho como afirmar, mas a princípio, sem problemas! Abraço!

      Excluir
  20. Olá, gostaria de saber como faço para curar a hemorrodia que ja esta bem inflada todas as vezes que vou evacuo ela saiu tipo um caroço. obrigada Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Em primeiro lugar, procure apoio médico.
      Você pode envolver todo o ventre com 2 cm de argila medicinal verde, deixe no máximo 2 horas, sempre com os pés bem aquecidos, seja persistente, beijo!

      Excluir
  21. Janice
    Estou com inflamaçao no útero e gostaria de saber como proceder com a argila. QUal tipo de argila, com o que misturar (óleo, ervas... etc), qual o tempo (1h, ... 5h...), por quanto tempo (5 dias,... 1 semana... um dia sim, outro nao). Obrigada! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode usar sómente o cataplasma de argila, use uma camada de dois centimetros, deixe no máximo 2 horas, sempre com os pés bem aquecidos. O tempo vai variar de acordo com a evolução de cura, beijo!

      Excluir
  22. Olá Janice, adorei seu blog.
    Quero saber que tipo de argila que posso usar em cataplasma. Comprei uma de cor verde no emporio da marca Força da terra, no rotulo ela diz que é para marcara facial. É a mesma usada para fins terapeuticos.

    abrs.
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia!

      Eu sempre considero a argila verde a melhor para cataplasma,ela tanto pode ser usada para mascara faciais como para fins terapeuticos, abraço!

      Excluir
  23. Olá Janice Angelotti

    O meu filho tem uma lesão no joelho uma retura de ligamentos uma retura no menisco e num cruzado, aconselha a argila ?

    cumprimentos

    Victor

    ResponderExcluir
  24. Melhor argila só da TERRAMATER minha mãe gosta muito...ela teve o primeiro contato na Itália...depois que ela foi ver que é brasileira a argila orgânica...

    ResponderExcluir
  25. existe contra indicação em usar antibiótico durante o tratamento com argila?

    ResponderExcluir
  26. Olá Janice,
    Adorei sua materia, porem tenho 27 anos e muita dor no pé direito como se fosse esporão de galo não sei se é exatamente pois o raiox não identificou isso, então gostaria de saber muito como faço o tratamento com a argila, horários e duração muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Faça uma pasta com argila medicinal verde,com água mineral, de forma que não fique nem muito líquida, nem muito dura, deve ficar pastosa. Aplique no local da dor, uma camada de 2 centímetros, deixe no local por no máximo 2 horas. Se a dor for muito intensa, faça esse tratamento todos os dias até sentir alívio.

      Abraço!

      Excluir
  27. Olá janice!

    Gostaria muito que você me respondesse
    meu filho de 1 ano tem carne crescida no nariz (adenóide) gripa constantemente e o nariz sempre intupido temo em fazer cirurgia pois já fiz em outra filha e não queria passar por isso novamente gostaria de saber se pode ser feito o tratamento com argila pra diminuir a carne pois o tratamento com remédios tem muito corticóide, como posso trata-lo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Nesse caso prefiro que você tente outro tipo de terapia, a Terapia Floral ou mesmo a homeopatia, abraço!

    ResponderExcluir

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!