domingo, 12 de dezembro de 2010

Ki, Qi ou Ch'i


Ki, Qi ou Ch'i nome japonês para energia vital. É a mesma energia que compõe o corpo, porém seu fluxo é de natureza diferente na matéria sólida. A energia não sólida é demonstrada na Acupuntura e tratada nos métodos bioenergéticos e similares de terapia. O Ch'i flui por todos os ossos do corpo e através de todas as estruturas ósseas também. O sistema terapêutica da quiroprática foi desenvolvido com a compreensão da necessidade de ter um fluxo livre de Ch'i. Quando o quiroprático ou osteopata  "ajusta" as articulações ósseas e as dispõem sempre que for necessário. O osso é constituído para realizar todas as suas funções perfeitamente. Ele sustenta o corpo, dá proteção aos órgãos vitais, fabrica células sanguíneas em sua medula óssea, armazena minerais e serve como via de passagem para a energia.
Existem cinco níveis de energia no corpo. O nível mais profundo está na medula óssea. O osso reticulado ou esponjoso constitui as terminações de muitos ossos longos e os centros de alguns ossos achatados, e é através da camada da medula esponjosa que viaja a energia mais profunda. O chinês antigo desenvolveu o exercício do Tai Chi Chuan para alimentar inteiramente essa camada profunda; afirmam que esse exercício é a chave da saúde perfeita por toda a vida. Mesmo hoje em dia, o  Tai Chi Chuan é praticado em toda a China, visando a saúde. Certos textos antigos estabeleceram que uma vez que a camada mais profunda estivesse afetada pela enfermidade, havia muito pouco que o médico pudesse fazer; entretanto, estamos aprendendo rapidamente que qualquer disfunção do corpo pode ser curada.
A última camada de Ch'i flui através dos músculos e do tecido conjuntivo do corpo; a terceira camada está nos vasos sanguíneos e linfáticos; a quarta, mais comumente relacionada com a literatura da Acupuntura, está na gordura subcutânea; a quinta, a camada mais superficial, está na pele e é contínua com a aura do corpo. A aura é o campo de força vibratório que circunda todas as coisas vivas. 

Janice Angelotti
Terapeuta Floral

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!