sábado, 18 de dezembro de 2010

Obesidade, Porque e o Que Se Pode Fazer

Tecnicamente obesidade é a deposição excessiva de gordura no organismo, levando a um peso corporal que ultrapassa em 15%, ou mais, o peso ideal.
Uma pessoa muito gorda está muito mais sujeita a doença porque seu corpo tem menos resistência a elas.

As causas podem ser várias:
- excesso de alimentos refinados;
- falta de alimentos fibrosos;
- rapidez em comer, sem mastigar direito;
- muito líquido tomado na hora da refeição;
- vida parada e falta de exercícios;
- intestino preso com muitas fezes ressequidas grudadas dentro dele(prisão de ventre);
- influência hereditária;
- perturbação glandular.

Em outro nível podemos observar supersensibilidade, medo, necessidade de proteção, insegurança e auto-rejeição.
O medo pode esconder raiva e resistência em perdoar.
Pode indicar também uma provável compensação da carência afetiva por meio da alimentação.
No quadro de obesidade está havendo um preenchimento(abundância) exterior em vez de preencher-se interiormente(realização); a pessoa está buscando dedicação, amor e proteção; muitas vezes a necessidade não vivenciada de amor é posta na comida; a conhecida "obesidade carente".

O problema maior não é deixar de comer, pois sabemos que há pessoas que comem apenas uma vez por dia e ainda continuam a engordar. O principal, a nível físico, é cuidar com a qualidade do alimento, a digestão e a eliminação do mesmo; para isso nada melhor que o alimento bastante fibroso.
Usar bastante o suco de limão puro ou com água em jejum, pois ele não deixa engordar. Em média 1 a 2 limões por dia é o suficiente.
Comer alimentos que contenham fibra como farelo de trigo e de arroz, ameixa preta seca, amendoim cru com casca, caqui, castanhas, cebola, soja, farinha de trigo integral, arroz integral, vagem, ervilha, feijão, sementes de gergelim, laranja com bagaço, brotos, algas marinhas, nozes, figo, couve, cenoura, mandioca(aipim). Em resumo: frutas e verduras em geral, cereais integrais, farelos porque ajudam a eliminar do corpo as gordura e evitam a prisão de ventre.
Evitar todo o líquido na hora da refeição, tomá-lo distante 1 hora das refeições, tanto antes como após.
Fazer bastante exercício físico.

Também é importante cuidar dos outros corpos, como o corpo astral e mental, responsável por nossos sentimentos e emoções. Esses podem ser muito bem tratados com a Terapia Floral que consegue harmonizar todo o corpo emocional.
A cromoterapia também pode ser uma grande auxiliar, pois o uso das cores corretas ajudam a eliminar gorduras, regularizando o fluxo dos líquidos no organismo(àgua, linfa, secreções), auxiliando na queima de gorduras localizadas, proporcionando rejuvenescimento e vitalidade física.
O uso de óleos essenciais em conjunto com a massoterapia também pode ser de grande ajuda.
A acupuntura é outra técnica que pode ser usada, regulando o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal.
Procure o nutricionista que indique uma dieta apropriada para o seu estilo de vida, olhe para você como um todo, busque as terapias complementares e tenha uma ótima saúde!

Janice Angelotti
Terapeuta Floral

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!