domingo, 6 de fevereiro de 2011

Febre

- Febre é um fenômeno de natureza inflamatória e congestiva. Origina-se por reação nervosa e circulatória, quando os nervos são irritados ou submetidos a trabalho maior do que o normal.
- Febre é um fermento que se produz no corpo. São substâncias estranhas que fermentam no baixo ventre e tendem a dilatar-se e oprimem-se contra a pele que encerra o corpo. De vez que a pele é impermeável, a pressão encontra resistência. Isto produz um friccionamento(esfregamento) que desenvolve o calor. Esta é a explicação que se dá para o elevadíssimo calor tão conhecido de febre.
Não existe doente que não tenha febre.
Esta febre pode estar dentro ou fora do corpo, e até só numa parte do corpo.

Origem da Febre - A interna vem do tubo digestivo. Já vimos que são substâncias estranhas que fementam no baixo ventre. Os alimentos indigestos, irritando a mucosa estomacal(pele do estômago), ou impondo-lhe um trabalho forçado e prolongado, despertam reação nervosa circulatória que eleva a temperatura no estômago e intestinos do homem, processo inflamatório e congestivo que se denomina febre. Esta febre pode ser chamada de gastrintestinal e é a verdadeira causa de doenças do ser humano.
Também o abafamento exagerado da pele humana com roupas erradas que não a deixam respirar, provocam o aumento de calor interno do corpo. Devemos saber entender a febre. Muitas vezes as pessoas se espantam porque estão com febre na superfície do corpo. Isto é um sinal positivo de que o calor está vindo de dentro para fora. É portanto uma defesa natural do organismo, o sangue está se limpando. As crianças têm muito isso, porque seu corpo jovem reage bem contra aquilo que as quer destruir internamente.
A febre é perigosa quando fica dentro do corpo, a febre interna.
- porque é altamente destrutiva.
- nos mata por desnutrição, alterando a digestão, azedando a comida antes de acabar a digestão.
- modifica-se a circulação do sangue.
- esfria a superfície do corpo e a pele não funciona.
- modifica o normal funcionamento dos pulmões, porque acelera o ritmo do coração o qual também é afetado.
- forma putrefações intestinais, intoxica.

Como descobrir a febre interna?
- quem está habitualmente com as mãos, a pele e os pés frios.
- resfriados constantes.
- um sinal ao redor da pupila dos olhos, na íris que parece congestionada.
- o pulso fica acelerado mais de 70 por minuto.
- diversas funções do corpo não estão em ordem. Isto tudo são sinais desta febre interna que muitas vezes não se acusam num termômetro aplicado debaixo do braço.
- enquanto houver essa febre, não se poderá ter saúde, pois já vimos as perturbações que provoca.
- O maior segredo para ter saúde é nunca deixar esta febre interna.

Recursos naturais para tratar essa febre
- Fazer o doente suar, porque assim se alivia a tensão interna e saem as substâncias estranhas pelos poros da pele, a febre abaixa. Isto se consegue com sol, com vapor de água(banho de vapor), com enfaixamentos úmidos na cama, etc. Mas só suar não basta, é preciso que a pele fique quente depois e não esfrie o que seria prejudicial.
- é preciso provocar calor na pele, isto se chama "FEBRE CURATIVA" e consegue-se atacando a pele com frio, obrigamo-la a desenvolver calor por reação nervosa e circulatória. Expondo a pele a conflito com o frio do ar ou da água, obrigaremos o organismo a desenvolver calor externo para defender-se do frio que o ataca. O frio ativa as trocas orgânicas pelo calor que desperta a reação do conflito térmico(choque de temperaturas). Quanto mais ativa e prolongada for essa reação de calor que se segue à aplicação fria, mais intenso e duradouro será o benefício obtido. A reação será ótima, quando o corpo esteja em transpiração e a água o mais fria possível, completando-a por meio de exercícios ou abrigos adequados. Mediante o calor do sol ou do vapor, é também possível combater a prejudicial febre interna e produzir febre benéfica na superfície do corpo doente. 
- O melhor banho para tirar febre alta é o banho de tronco, de 18 a 20 gruas centígrados mantendo esta temperatura durante todo o banho que será de 20 a 40 minutos.
- Durante a noite manter-se-á enfaixamento de argila medicinal em volta de todo o tronco ou pelo menos sobre o ventre. Com esta simples aplicação absorve-se o calor dos órgãos internos, paralisam-se as fermentações pútridas do intestino, descongestionam-se os seus rins, o fígado e o baço e também se acalma o coração e o sistema nervoso. Além disso a argila absorve as matérias mórbidas e purifica o sangue.
- O limão ajuda a cortar a febre. Portanto deve ser usado bastante, puro ou com água e sem açúcar.
- O jejum e o semi-jejum ajudam a eliminar a febre. É o que fazem os animais quando estão doentes, com febre, não se alimentam por alguns dias, mas apenas tomam água.
- A alimentação deverá ser predominantemente de sucos naturais de frutas e verduras cruas ou comendo estes alimentos. Evitar as comidas fritas.

Plantas que podem ser usadas
Plantas e ervas febrífugas ou antitérmicas. A pessoa que estiver com 36 a 37 graus de temperatura é normal. A febre se caracteriza pelo aumento do calor do corpo, pela aceleração do pulso e mal estar em geral. Como a febre pode ter várias causas é prudente ver a doença ou infecção causadoras e a partir daí, tomar as providências.
Plantas indicadas: Alfavaca, Alho, Azedinha, Cipó-mil-homens, Camomila, Carqueja, Cipreste,
Coentro, Aipo, Gervão, Guaco, Laranja(folhas para suadouro), Limão, Mulungu, Salsa, Couve, Tansagem.

Janice Angelotti
Terapeuta Floral
Curitiba - Paraná
(41)9672-9962


^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!