quinta-feira, 12 de maio de 2011

CANSAÇO, FADIGA

Sentir-se cansado depois de um longo ou pesado esforço físico é normal e basta uma noite bem dormida e as energias estão repostas. Mas há muitas pessoas que continuamente estão cansadas, dia após dia ou o ano todo. Algumas até se levantam mais cansadas do que estavam ao deitar. Isso é motivo de preocupação. É preciso agir antes que a situação se agrave. Vamos indicar as principais causas e o tratamento para recuperar as energias e a disposição.

Causas
Desnutrição, embora a pessoa coma bastante, pois a pior fome é a "fome de barriga cheia", isto é, faltam valores nutritivos. A falta de vitamina B1 e o ferro, iodo e potássio quando faltam na alimentação, geram fadiga.
.Anemia, gera muito cansaço, dor nas pernas.
.Infecções no organismo.
.A presença de parasitas intestinais, pois roubam valores nutritivos e nosso sangue.
.Uma das grandes causas da fadiga ou cansaço é o excesso de alimentação, assim como o excesso de combustível não faz melhorar o desempenho de motores de combustão, mas afoga-se e estraga. Um fogão a lenha sobrecarregado de lenha não dá boa combustão, do mesmo modo um estômago carregado demais de alimentos não consegue digerir, força o organismo a gastar metade ou mais de suas energias tentando fazer a digestão, mas não consegue. Fica então intoxicado, cansado, indisposto. Quanto mais comemos, mais cansados ficamos.
.Falta de exercícios físicos, ginástica.
.Muito consumo de açúcar brando, refinado e seus derivados. Ao contrário dos açúcares naturais, o açúcar refinado é absorvido muito depressa pelo intestino delgado e causa uma brusca hiperglicemia(elevação da taxa de açúcar no sangue). A hiperglicemia provoca um estado de excitação psíquica e física e, depois uma reação de hipoglicemia(diminuição de taxa de açúcar no sangue). Esta reação é acompanhada de depressão, de cansaço físico(moleza de manhã à tarde) e provoca a necessidade de um estimulante. Este por sua vez vai provocar nova hiperglicemia, seguida, algumas horas depois, por nova hipoglicemia. Essas alternâncias de taxa de açúcar no sangue deterioram os mecanismos que regulam o metabolismo e esgotam o sistema nervoso. Aparece o cansaço, a agressividade e o enfraquecimento geral.
.A intoxicação química com mercúrio, chumbo, cobre, os fluoretos,etc.
.Os casos graves de cansaço estão geralmente relacionados como a presença de parasitas intestinais e com insuficiência de vitamina C.
.A pressão baixa pode também causar fadiga.
.Fatores psicológicos, emocionais negativos influenciam gerando fadiga.

Tratamento
Como as causas são muitas, é preciso em cada caso particular descobrir o que está acontecendo, pois só se consegue resultado definitivo eliminando as causas que geram o problema.
Não adianta tomar estimulantes ou excitantes, pois nosso corpo precisa de nutrientes para desempenhar bem suas funções.
.Em primeiro lugar, é preciso aprender a alimentar-se corretamente. Cuide muito para comer alimentos vivos, integrais e não mortos, desvitalizados pelos processos industriais. Principalmente não deixe faltar ao corpo as vitaminas C,B1, os minerais de ferro, potássio e iodo. Coma, portanto, bastante alimento cru, natural.
.Coma pouco, para poder digerir.
.Praticar exercícios físicos, ginástica é indispensável, por exemplo: natação, ciclismo, esportes como voleibol, futebol, basquete, fazer jardinagem, ou simplesmente praticar longas caminhadas. O exercício físico é indispensável para fazermos a combustão do que comemos e para fazer desintoxicação orgânica.
.Consumir um pouco de gordura, pois sem isso a vesícula não funciona bem e forma cálculos biliares. Acrescentar, por exemplo, algumas colheres de óleo vegetal na alimentação, dá mais brilho ao cabelo e à pele e ajuda a perder peso.
.Evite drogas químicas, os venenos agrícolas, procure muito ar puro e sol.
.Um alimento muito rico que ajuda a combater a fadiga:LEVEDO DE CERVEJA, pode ser tomado um pouco junto com a comida ou antes ou depois. É produto muito rico em vitaminas e sais minerais.

Janice Angelotti
Terapeuta Floral
janiceastamm@hotmail.com
(41)9672-9962

.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!