quarta-feira, 18 de julho de 2012

YING/YANG - Teoria fundamental de Yin Yang

A teoria fundamental de Yin e Yang não é muito difícil de ser assimilada, de acordo com as teorias básicas de eletricidade. É fácil visualizar todos os aspectos do corpo e, na verdade, o universo, como positivo e negativo. Quando vemos que os teóricos chineses ensinam que essas coisas nunca são verdadeiramente Yin ou Yang, mas sempre contém uma pequena quantidade da característica oposta, então se torna ainda mais fácil; por exemplo, o dia seria considerado de caráter Yang, enquanto a noite seria Yin - entretanto, a noite está sempre em processo de  se tornar dia e vice-versa. 
Podemos ver essa visão também da seguinte forma:


Yin-Yang
Úmido-Seco
Frio-Quente
Lento-Rápido
Interno-Externo
Escuro-Claro
Noite-Dia
Dor contínua e localizada-Dor Lancinante
Nutritivo-Instável

Essa lista de idéias, de modo algum exaustiva, pode ser estendida para a prática da medicina, e a próxima lista da exemplos interessantes sobre a forma  de pensamento a medicina ocidental e oriental.

Medicina Ocidental-Medicina Oriental
Objetiva-Subjetiva
Visível-Invisível
Visão-Sensação
Física-Espiritual
Estrutural-Fisiológica
Materialista-Filosófica
Percepção Exterior-Subconsciente
Intelectual-Intuitiva
Raciocínio-Percepção    
Orgânica-Funcional   
Sinais-Sintomas

É interessante notar que o lado esquerdo que corresponde a medicina ocidental, contém palavras que se referem à visibilidade, enquanto as do lado direito, que se referem à acupuntura, tendem a ser invisíveis. Essa tabela da a base da dualidade da medicina, sendo que a medicina ocidental inclina para o Yang, e a medicina oriental para o Yin. Seria insensato atribuir as características listadas exclusivamente a um a outro lado, mas a comparação é útil e também encerra algo sobre a ideia de Yin e Yang.

# .. # .. # .. # .. # .. # .. #

Janice Stamm
Terapeuta Holística
(41)9672-9962


Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, ela é muito valiosa. Obrigada!