Dicas para manter a saúde

Farelo de Trigo - Conhecido também como fibra vegetal, é a camada externa do grão de trigo, muito necessária ao organismo, pois a função básica da fibra é filtrar as gorduras e os alimentos que ingerimos.
Porém, é a celulose que o torna fundamental na dieta. Não sendo absorvida na digestão humana, a celulose serve para engrossar o volume do bolo alimentar, estimulando os movimentos peristálticos do intestino, combatendo um dos males da vida moderna: a prisão de ventre. O trânsito lento do bolo alimentar no intestino provoca a diverticulite, que se caracteriza por pequenas lesões na parede do cólon, ocasionando a diminuição do seu diâmetro.
Os sintomas são: azia, náuseas, dilatação e dores abdominais, gases, prisão de ventre. O agravamento desta moléstia leva a um quadro de infecção intestinal conhecido como diverticulite. Favorecem o desenvolvimento dessas perturbações, as dietas pobres em fibras e o excessivo consumo de carboidratos refinados.
O uso diário do farelo de trigo combate a obesidade, porque exige maior tempo de mastigação, provocando o aumento da produção de saliva e sucos gástricos. Esse líquido mistura-se com a comida no estômago e provocando o aumento do bolo alimentar, sacia mais rapidamente o apetite.
O farelo de trigo favorece a eliminação de gorduras e toxinas dos órgãos de digestão e excreção, fornecendo mais vitalidade e resistência ao organismo.
Modo de usar: pode-se misturá-lo ao leite, sucos, coalhadas, iogurte, sopas, na massa de bolos, pães, biscoitos. Iniciar com pequenas quantidades diárias, pois absorvendo água, o farelo aumenta de tamanho até 20 vezes.
Consumido diariamente evita ataques cardíacos, diverticulite, varizes, hemorróidas, obesidade, colesterol, prisão de ventre e câncer no cólon e reto.
Rico em nutrientes como: proteínas, vitaminas B1, B2, B3, B6, P, cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.


^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  


Gersal - É preparado com sementes de gergelim torradas e moídas com sal marinho natural.
Deve-se ingerí-lo todos os dias, a cada refeição, sobre o arroz integral já pronto, visto que é desacidificante do sangue. Sendo rico em fosfatos e lecitina, fortifica o cérebro, os nervos, e a circulação do sangue, combate enjôos, acidez estomacal, dores de cabeça(provenientes da acidez do sangue).

^j^  ^j^ ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  



Tensão - Quando você estiver muito agitado, tenso, experimente ficar sob a ação de uma luz azul(cromoterapia). A vibração da cor azul traz quietude e paz à mente, colocando o corpo mental em repouso e permitindo um maior contato com os níveis de percepção.
A cor azul ajuda a mudar padrões negativos de comportamento, pensamentos obsessivos e negativos, retirando as tensões.
Para liberar as tensões nervosas também é recomendável colocar na banheira 5 gotas do óleo essencial de Flor-de-laranjeira(aromaterapia) e desfrutar desse banho relaxante.
Faça uso também do suco aliviador de stress. Junte na centrífuga 1 folha de couve, 1 punhado de salsa, 1 talo de aipo, 1 cenoura sem folhas, 1/2 pimentão, 1 tomate, 1 ramo de brócolis. Esse suco ajuda a devolver nutrientes perdidos em situação de stress.
Quando a pessoa está muito tensa há a sensação de retesamento ou em que se é levado além de um limite normal de emoção. Aí o corpo astral chia, para isso é aconselhável o uso dos seguintes florais(Terapia Floral): Impatiens; Taraxacum; Vervano e Phyllanthus.
A meditação é outra técnica muito recomendada para o alívio das tensões. 

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^    

Afecções de Pele - O óleo de abacate que extrai-se da seguinte maneira: deixam-se amadurecer os frutos até que estejam aparentemente apodrecidos. Fervem-se em uma panela com água e recolhe-se com uma colher o óleo que vem à superfície. Posteriormente, filtra-se com um pano para eliminar as impurezas. Aplica-se esse óleo em fricção sobre a pele da zona afetada. 
Esse óleo é indicado para eczemas, irritações químicas ou mecânicas, pele ressecada ou rachada, etc...Aplicado diariamente sobre a pele do ventre evita as estrias das grávidas. Hidrata e embeleza a cútis, pelo que faz parte de numerosos preparados de beleza e cosméticos.


^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  

Pfaffia Paniculata - É uma raiz de poderosos efeitos medicinais, semelhante ao Ginseng coreano mas com propriedades próprias. Também conhecida como "Ginseng brasileiro", a Pfaffia paniculata que recebe o nome de Kuntzé, foi redescoberta a partir da sua utilização pelos indígenas e tem sido aplicada no tratamento e na prevenção de inúmeras doenças.
Devido à sua fama, tem sido exportada para diversos países, principalmente o Japão, que associa a Pfaffia paniculata a diversos remédios naturais.
A Pfaffia paniculata pode ser tomada por qualquer pessoa, sem contra-indicações. Para aqueles que não estão doentes ela age como um restaurador de forças, aumentando a resistência física e orgânica. Seu uso permite a diminuição da fadiga física e mental, melhora intensamente a memória e permite uma melhor atividade sexual devido à sua ação estimulante e tônica das glândulas endócrinas. Por possuir uma boa quantidade de vitamina E, combate a esterilidade masculina e feminina e melhora a performance sexual.
Pela presença do ácido pfaffico, é um poderoso inibidor de células malígnas. A sua utilização nestes casos podem produzir resultados surpreendentes.
Análises confirmam a presença dos princípios ativos próprios da Pfaffia paniculata, como o ácido pfaffico. Também revelam a presença de saponinas medicinais de grande atividade biológicas. Além disso também foram verificadas as presenças de aminoácidos, vitaminas(entre elas a rara vitamina B12), sais minerais, oligo-elementos etc..

Indicações:
- Para fortalecimento orgânico geral;
- Para evitar o envelhecimento acelerado;
- Para evitar e tratar a arteriosclerose;
- Como ativador da circulação sanguínea;
- Como estimulante sexual;
- Como incrementador da resistência biológica;
- Como auxiliar no tratamento de infecções e inflamações;
- Como antiinflamatório local e geral;
- Como antidiabético;
- No combate ao câncer;
- Como desintoxicante, depurativo e diurético;
- No tratamento das doenças do fígado e dos rins;
- Como coadjuvante no tratamento da obesidade e das doenças nervosas;
- No tratamento do reumatismo, da artrite e do ácido úrico.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^

SHOYU
Líquido de cor marrom avermelhado, sabor salgado e aroma característico (produzido durante a fermentação).

Feito a base de feijão soja salgado e fermentado durante 6 meses, é usado para temperar sopas, verduras, legumes etc.

Tônico precioso, fortificante e rejuvenescedor do sangue.

Recomendado para tonificar o coração e em casos de fadiga generalizadas.

Pode ser usado diariamente, apenas com moderação no verão, adicionado a chás e alimentos, aumenta o poder curativo dos mesmos, pelo seu teor de sódio.

Rico em enzimas, contém proteínas, vitaminas, aminoácidos e lactobacilos.

O Shoyu ideal é aquele produzido de forma artesanal.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  

ÓLEO DE GERGELIM

O óleo de gergelim é excelente para combater resfriados e gripes.  Nestes casos, tomar uma colher(de sopa) do óleo em jejum e ao deitar.

O óleo de gergelim protege os cabelos: é efetivo contra a queda de cabelos.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^
CHÁ DE MAÇÃ SECA



A maçã desidratada é encontrada para o preparo do conhecido e afamado chá de maçã. Tem efeitos calmantes, digestivos, levemente diurético, tônico, ligeiramente afrodisíaco, estimulante da memória e das secreções digestivas. Também usado na gastrite, azia e nervosismo. Preparar normalmente, não havendo quantidade determinada.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^ 


Rejuvenescer e regenerar o organismo
Kombu - é uma alga marinha que se encontra em abundância no mares do norte do Japão.
Seu comprimento alcança vários metros, alguns tipos de Kombu são escuras, largas e grossas, outras são claras, estreitas, finas e mais duras.
Rica em iodo, sais minerais, cálcio, proteína e vitamina B12, é ótima para a circulação sanguínea(sobretudo as artérias).   

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  



Anemia - Damasco é uma das frutas mais saborosas e delicadas, sendo excelente fonte de ferro orgânico para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.

O Damasco contém em abundância um importante elemento mineral que é o silício, além de provitamina A, vitamina B 12, cálcio, sódio, fósforo e potássio.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  


Dente-de-Leão - Conhecido também como almeirão-do-mato.
O sumo dessa erva é utilizado para afecções hepáticas.
O chá feito com a planta seca é tônico do coração, dos órgãos sexuais, calmante eficaz na diarréia, em casos de anemia etc.
Tem propriedades depurativas, remineralizantes, regenerati-vas. 
Contém grande quantidade de vitaminas e substâncias minerais como: sódio, potássio, cálcio, fósforo, silicato, manganês e ferro.
O óleo de Dandelion é excelente para massagens e de grande ajuda para as dores musculares.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  


Como Reconstituir a Flora Intestinal
Sabe-se de longa data que o sistema imunológico melhora quando o trato intestinal funciona melhor. Por outro lado, a absorção intestinal, assim como a digestão e a desintoxicação dos intestinos, são suscitadas pela presença e pela ação de microorganismos, principalmente Lactobacillus acidopphillus. Este organismo inibe a proliferação de outros organismos prejudiciais, produtores de toxinas, e desintoxica materiais tóxicos que, por acaso, existam na dieta. Ele produz enzimas que facilitam a digestão dos alimentos e são necessárias à decomposição da lactose(acúcar láctico). Produz também vitaminas B que atuam na digestão dos alimentos e são necessárias em estados tensos e na luta contra doenças nervosas. É considerado útil por fortalecer a imunidade natural do corpo, combater viroses e infecções de ordem bacteriana e fúngica.

^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^  ^j^